Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Cancer de mama metastático

Meus vários inquilinos

Alô ? Pécia ? Estou careca mais uma vez !

Careca em 2014 e em setembro de 2019, a "saga".

Ficar temporariamente careca não diminui a minha auto estima, porque o tratamento, a remissão ou a manutenção, são muito mais importantes do que os cabelos. Sou até capaz de sair sem nada na cabeça e não me afetar com o constrangimento de ninguém.

Há mulheres que prejudicam o tratamento para não perderem os cabelos, outras, transformam a perda dos cabelos em evento dramático... Não importa, cada uma sabe a dor e a delicia de ser o que é, e eu não estou julgando ninguém. O que sei de mim é que a perda dos cabelos não me afeta. O que me afeta, é a minha impotência.

Se para você, a perda dos cabelos está ligada a aceitação social, familiar, ou a manutenção de imagem profissional, existe a opção da touca gelada (touca hipotérmica) que pode diminuir o processo de queda ou até mesmo evitá-lo, mas sua indicação depende do tipo de cancer.  No entanto, mesmo conseguindo evitar a queda dos cabelos, outros fatores como a falta de cílios,  sobrancelhas e a cor da pele vão "denunciar" que você está em tratamento quimioterápico, e nem sempre basta uma boa maquiagem para disfarçar. 

O importante é você fazer o que achar melhor. Clique aqui para saber mais sobre a touca hipotérmica.

Raspar ou deixar cair ?

2014

Quando fui diagnosticada pela primeira vez em 2014, fui informada de que meus cabelos começariam a cair a partir da 3ª semana de quimioterapia. Logo na segunda semana tive que acelerar o processo, porque eles não caiam todos de uma vez só, e eu tinha uma vasta cabeleira. Os tufos caiam no rosto, no ombros, nas roupas, nos lençois, nas fronhas, no chão (inclusive da cozinha) e ... na comida. Para mim, foi uma questão de higiene.

Me surpreendi ao conhecer minha cabeça, esperava um desastre que não aconteceu. Eu me senti bonita e meus traços pareceram ganhar destaque, mas o principal mesmo foi a sensação inigualavel de liberdade.

A volta do meu algoz em 2019

Recebi novo diagnóstico em julho, 4 anos depois de ter terminado a fase mais pesada do tratamento. Dessa vez, o cancer foi mais ousado e resolveu se instalar em outros órgãos. Quando o novo protocolo de quimioterapia foi anunciado, a médica me informou que eu iria perder os cabelos, mas que o processo seria lento. Eles começaram a cair na 3ª sessão. Dessa vez, eu pude acompanhar o processo da queda, ao ponto de ver os buracos no couro cabeludo. Não pude suportar a espera... 

Clique aqui para saber sobre como raspar a cabeça, como cuidar do couro cabeludo e como protegê-lo.

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article